Pimentinhas e Pimentões!

Podem deixar seu comentário aqui na Panelinha! A gente lê tudo e responde, mesmo quando demoramos um pouco!

No nosso sistema de comentários vcs podem usar login do Twitter ou do Facebook, se não tiverem paciência para se cadastrar!
Quem não concorda com o que a gente posta pode comentar também!

Na nossa cozinha todos são bem vindos! Basta manter um certo respeito e educação!

Sigam @panelinhaBBB no Twitter!!!! Ou o @RJCAJr e o @cozinhaidéias que "eh nóis" também! hehehe

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Bake Off Brasil - Ep. 9 - Bolos explícitos! E biscoitinhos...




Olha, gente, tá difícil! Haja dieta e força de vontade pra segurar a peteca vendo esse programa!
Uma das minhas paixões da confeitaria são os biscoitinhos... A-do-ro! E lá estavam eles, em toda a sua glória - ou não, hahaha - nesse último sábado, lá na tenda do Bake Off Brasil. Sem convidado especial, esse episódio foi outra penúria para vários competidores. Mas, começando pelo início, lá estava a prova criativa: o bolo da moda, em casamentos, festinhas, noivados, batizados, valha-me Deus... a bola, ou bolo da vez, afamadíssimo Naked Cake.

"Mudééérrrno", explicitíssimo em toda a sua nudez, febre entre os famosos, queridinho de muitos confeiteiros, é bem isso que o danadinho é: um bolo desnudo, e tem que fazer direitinho mesmo, senão fica parecendo mais um bolo ... como diria? Desprovido de adjetivos, mal-acabado, assim... pobre, tadinho. Pode parecer simples e, no final das contas, é. Mas aí é que mora o perigo, né? Às vezes, fazer o simples perfeitamente requer uma bela técnica, muito capricho e atenção aos detalhes. Num naked cake, as camadas são da mesma espessura, o recheio é bem distribuído, e qualquer coisinha que saia imperfeita tem que ser escondida de algum jeito. Basicametne, é isso... e nisso, o básico passa meio longe, convenhamos...
OK, o bolo dos fófis confeiteiros tinha que ter no mínimo três camadas, e dois tipos de recheio. Tempo concedido: 1 hora e 45 minutos... Também iriam usar a margarina patrocinadora do programa. Eitaaaa! E o povo corre!

Ai, num guento, gente... tenho que "comentar o comentário" do Fasano... e como ele é fino e culto, vamos dizer que foi uma besteirinha... hahaha "Nakeds Cakes", fófi??? NakedS hahahaha Rachei o bico! Logo o culto Fasano, chique no úrtimo, mandando mar nuzingrêis??? Usando plural em adjetivo? Desulpa, vá... não conseguí me segurar, a veia de professora de inglês berrou bem no meio da minha testa! hahahaha Passou, passou, voltemos à vaca fria! Ops! Ao Naked Cake, digo... Segundo o fófi jurado, os bolos nesse estilo apresentados até agora no programa foram "puro acidente de percurso". E olha, tenho que concordar com ele.
Quando comecei a ver as idéias dos confeiteiros para os bolos e seus recheios, achei que ia ter muita coisa boa. Alguns equívocos também, como sempre. Dio santo, por que é que o Bruninho resolver fazer uma dacquoise? Na hora que ouví a idéia, achei que ia ter reclamação. Ele mesmo achou que podia dar ruim, porque o tempo úmido podia atrapalhar... Teimosia, acho, né? Tsc, tsc, tsc... A massa do Red Velvet da Cecília parecia linda, de verdade, a cor bem vermelha estava um desbunde! E os recheios que Michael escolheu me soaram deliciosos! Samira, quietinha, aprontava das dela, preocupada em ter um bolo "fechado, não pelado", de limão siciliano, chocolate branco e physalis. A Ju parecia confiante, preparando seu Naked Cake com duas massas diferentes... Joquinha, aniversariante no Sábado, estava todo emotivo, chorou enquanto confeccionava seu bolo. Os sabores dos recheios pareciam bons, mas eu sou suspeita quando se fala em castanhas do Pará! Simplesmente amo, são minhas castanhas preferidas! Só desconfiei um pouco do creme de queijo... Ayrton espuletando novamente com um bolo verde dessa vez! Creme com uvas verdes e beijinho! Ninguém pode dizer que ele não é criativo, gente! E não é que se deu bem? Óbvio que a brincadeira de dizer que qualquer coisa em verde e branco, referindo-se ao Palmeiras, ficava boa, caiu bem com o Fasano! Como eu diria lá pro meu Babbo: lá tá o mardito futebór! Até na confeitaria ele se mete, vai vendo! e olha que mio Babbo é corinthiano! Vai entender um italiano torcendo pro Corinthians! hahahaha Ê laiá!

Noves fora, o bolo de Samira, realmetne muito caprichado, foi muito elogiado! Ayrton pecou ao esquecer de retirar as sementes da carambola da decoração, mas surpreendeu com o sabor, e recebeu parabéns! Ufa Ayrton! dessa vez foi! Marília foi a garota propaganda perfeita da margarina em questão, toda sorridente. A estética do bolo foi muito elogiada pela simplicidade, e os jurados gostaram muito do sabor. Eu pessoalmente achei bárbaro! Já o bolo da Ju tava tortinho, tadinho... Se não fosse por isso, estaria bacana, a decoração toda bonitinha, mas parecia que ia desmontar a qualquer momento. Carol elogiou muito o sabor, enquanto Fasano se incomodou com os sabores um tanto fortes demais. O bolo do Bruno estava pequeninho, e ele errou em algum ponto na massa da dacquoise. Carol identificou alguns pontos de erro, tipo a colocação de pouca massa na forma, a temperatura do forno, mas elogiou muito o sabor. Fasano ressaltou que aquele não era um naked cake. Aliás, chamou de big cookie, disse que veio o naked e faltou o cake... faltou a massa... eita! O próprio Bruno concordou que tinha errado o ponto. Joquinha melhorou na apresentação, na decoração, mas ainda ouviu que tinha lá o padrão Joca de acabamento. Elogiaram o sabor dos recheios! Aí Joquinha, parabéns! Michael já teve seu avental de confeiteiro da semana, mantido por duas na sequência, ameaçado por Fasano, que comentou que ele teria que se superar muito na prova técnica assim que botou os olhos no bolo do rapaz... O padrão de decoração da prova tinha sido alto, então o dele não se destacou, precisava mais capricho segundo os jurados. Eu mesma achei meio simplesinho, mesmo pra um naked cake, com as frutinhas por cima, e açúcar polvilhado... então, não decepcionou, mas não surpreendeu. Os sabores precisavam estar mais acentuados. Carol deu vários toques. Ele até que concordou com a avaliação. Ah, eu também, viu?

Tá! Preparar, aprontar, prova técnica!! Biiiiiiscoitoooos!! Doces!! 20 de amaretto cobertos com açúcar cristal e 20 de anis banhados com chocolate. Ainda bem que não é o Rubs comentando, porque o homem odeia, O-DEI-A, tem  trauma mesmo! Hahahaha
Começa por Carol dando-lhes um pequeno pito quanto à prova técnica do Sábado anterior, em que todos erraram muito, e feio! Alguns toquezinhos básicos, e lá foram os competidores botar a mão na massa!
1 hora e meia pros fófis, e detalhezinho: sem quantidades na receita! Segura peão!
Comentariozinho, assim, como quem não quer nada: como é que ninguém sabe como é que é um biscoito de amaretto numa competição de confeitaria?? Ah não, né?
Aí, como ainda acontece -e digo ainda porque acho que logo, logo, vai começar a não rolar- os confeiteiros trocaram informações, dicas, se ajudaram. Acho tão bacana, nunca vou cansar de dizer!
Já tinha fófi alí em palpos de aranha, como se diz por aí... E os biscoitinhos pedidos são do tipo tricky, traiçoeiros mesmo, porque têm que ter a consistência e textura corretas, se errar num elemento gorduroso dana tudo, o ponto de cozimento tem que ser bem preciso... Ihhh, vários detalhes, facinho de errar!

Marília pensou antes, colocou um biscoito pra assar pra testar o ponto e sabor, o que eu acho certíssimo em uma competição. Pra que contar com a sorte apenas, né? E dá-lhe diversão com Michael, imaginando o comentário de Fasano sobre o formato dos seus biscoitos de amaretto, depois de ter dito que um brigadeiro de Arton parecia cocô, dizendo que nunca tinha comido o biscoito, que farinha de amêndoa é cara ( e É mesmo!! Adorei!!)... Ai Gisúiz! hahahaha Peça rara esse menino!
Ó lá, vai vendo o que eu disse antes... Joquinha conversando com Ticiana, deixou meio claro, meio escuro, que sabia fazer o biscoito de amaretto, e não negaria ajuda se alguém pedisse, mas aíííí... Tici percebeu e comentou que ela esconderia o jogo sim, naquele ponto da competição, não sairia revelando seus truques. Joca só rindo, né Joquinha?? Ah danado! hahahaha
Cegos em tiroteio, vários deles! O que mais se ouviu por lá foi "nunca fiz", "nunca comí", "só comi o tal", sei lá...
Ai Michael, queimando os biscoitos! Que aflição, o moço raspando o fundinho dos doces! Só sei que assim chegou-se ao fim do tempo, na correria habitual, biscoitinhos caindo no chão, e alguns desesperados à vista!

No teste às cegas, lá estavam as bandejinhas típicas em andares, os biscoitinhos bonitinhos lá, só esperando. E começa! Ayrton não assou os biscoitos o suficiente, e errou a temperagem do chocolate, não tinha sabor de anis. Joca acertou o sabor de um, errou na textura do outro, melou na decoração... Os de Bruno estavam grudados no prato, gosto errado de um, certo de outro, mas faltou assar. Xííí! Os de Samira foram melhores que os anteriores, cozimento faltando, mas não tão errados quanto os outros. Os biscoitos de anis da Ju pareciam uma meleira no pratinho, uma borração só, gente! Chocolate pra todo lado... Errou no cozimento, acertou mais ou menos no sabor. Acho que nesse ponto, Carol e Fasano já começaram a considerar menos criticamente os biscoitinhos, porque até pegaram leve com o jeito que falavam... Os biscoitos de anis do Michael estavam grudados no pratinho, e os de amaretto, queimados por baixo, crus... Nem preciso falar nada, né? Lógico que o avental verde bateu asas e voôu... Vixe!! Palavras do Fasano, que obviamente mudou de idéia quanto a pegar leve: "o auge de uma porcaria generalizada como apresentação" - minha Nossa!!!- e desceu o pau! Se recusou a provar até... Gente, tava braba mesmo a coisa! Tudo errado. O pior de todos, no final. Michael ficou em sexto, em quinto Joca, em quarto Bruno, terceiro Ju, Ayrton em segundo e lá estava nossa amiga de véu, Samira, em primeiro lugar! Dona porreta essa Samira! Bobeou ela tá lá!

O problema tá rolando mesmo na prova técnica... Sei lá, acho que falta estudar um bocadinho mais né? O comentário geral na reunião para eliminar alguém foi que na hora em que as quantidades não são dadas em uma receita, eles se perdem. Bem isso, acho.
Samira levou o avental de Michael. E Bruninho foi pra casa. De novo... Deu até peninha dele. E olha lá, que Michael escapou por pouco! Gente, se não ficar esperto rapidinho, a coisa vai desandar!
Sabadão, pela prévia, parece que o bicho vai pegar viu? Bóra assistir pra comentar?
A gente se vê por aqui! :)
Beijinhos e até já!
- Aninha Albuquerque

www.cozinhandoideias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário