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quarta-feira, 13 de abril de 2011

COPA DE 2014: BRASÍLIA

Anterior: Belo Horizonte

Brasília 
Estádio Mané Garrincha 

Capacidade: 70 mil lugares. 
População: 2,4 milhões de habitantes 
PIB: R$ 89,6 bilhões 
PIB per capita: R$ 37,6 mil 
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek 
Rede hoteleira: 27 mil leitos 
Estabelecimentos de saúde: 1,7 mil 
Transporte público: 6,6 mil ônibus 
Metrô: sim 
Fontes: IBGE e comitê da cidade candidata

A cidade 

Brasília foi fundada em 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek e desde então é sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do país. Construída com base no projeto do urbanista Lúcio Costa, que venceu um concurso nacional, e pontuada por construções assinadas por Oscar Niemeyer, a cidade possui alguns dos maiores “cartões-postais” do país. 

A capital do Distrito Federal está num platô de onde nascem as águas que formam todas as grandes bacias hidrográficas brasileiras, exceto a Amazônica. A região conta com várias cachoeiras, córregos, rios, lagos e lagoas. Em sua volta há cidades históricas, refúgios naturais, reservas, monumentos naturais e principalmente as formações do Cerrado, tipo de vegetação que recobre todo o Centro-Oeste brasileiro. 





O estádio Mané Garrincha 
O estádio escolhido por Brasília para receber os jogos da Copa é o Mané Garrincha, construído em 1974. O espaço conta com um complexo esportivo com vestiários, sala de fisioterapia, alojamento, restaurante e academias. Hoje podem acolher 45 mil pessoas, mas uma reforma já programada vai aumentar sua capacidade para 70 mil lugares. 

Além de alterações no gramado e nas arquibancadas, o estádio ganhará uma cobertura e um setor para lojas e empreendimentos comerciais. Para o acesso serão construídas doze rampas. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados ainda em 2009. Infraestrutura para o turismo Brasília tem dois setores de hotéis e flats, que ao todo somam 50 estabelecimentos, com um total de 28 mil leitos. A acomodação mais afastada do estádio Mané Garrincha, fica a apenas 2 km, distância que pode ser percorrida a pé. Existem novos projetos em execução para a rede hoteleira da cidade, e a previsão é de que a oferta irá aumentar em, no mínimo, 20% até 2014. 

Mobilidade urbana: de bikes a VLTs 
Como cidade planejada, Brasília conta com vias amplas e acessíveis. O ônibus é hoje o principal meio de transporte público da cidade, e funciona de modo apenas razoável. Muitas linhas passam pelo estádio Mané Garrincha, e um projeto de integração está em desenvolvimento. 

Para ligar a cidade ao interior, está sendo construída uma nova rodoviária, que deve ficar pronta até o início de 2010. A rodoviária será integrada ao novo veículo leve sobre trilhos (VLT), que em médio prazo deve substituir os ônibus na área urbana. A forma de transporte terá três eixos principais para a operação de trens urbanos, com linhas expressas e estações integradas ao metrô. 

O governo do Distrito Federal planeja também incentivar o transporte por bicicleta, e criou o maior programa cicloviário do país, o Pedala-DF. A previsão é de que sejam construídos 600 km de ciclovias até 2010. O aeroporto de Brasília 

O Juscelino Kubitschek é hoje o terceiro em movimentação de aeronaves e o quarto em movimentação de passageiros do Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado “hub” da aviação civil, ou seja, ponto de conexão para destinos em todo o País. Com isso, a movimentação de pousos e decolagens é bastante intensa, em torno de 555 mil por ano. 

Infraestrutura aeroportuária 
O aeroporto foi fundado em 1957, e já passou por reformas e ampliações. Uma nova expansão deve ampliar o terminal de passageiros e o acesso viário doaeroporto. No atual terminal, haverá melhorias em aproximadamente 8 mil m2, incluindo saguão, salas de embarque e desembarque, check-in, controles de entrada de passageiros, meio-fio de desembarque e área de bagagens. Com a ampliação do terminal, serão acrescidos cerca de 80 mil m2, o que permitirá atender a um movimento de 25 milhões de passageiros por ano. 
A obra vai custar cerca de R$ 140 milhões, dinheiro que virá do PAC. O plano prevê a implantação de um novo estacionamento em frente ao aeroporto. Hoje a área comporta 1.300 veículos e passaria a ter capacidade para cerca de 5 mil. 

Os desafios da capital federal 
O primeiro desafio de Brasília é encontrar a viabilidade de manutenção do novo Mané Garrincha no pós-Copa. A capital não tem potencial esportivo suficiente para manter o novo espaço apenas com a renda gerada por partidas de futebol. A alternativa mais viável é adaptar o empreendimento para receber também shows e outros eventos de entretenimento de grande porte, que já fazem parte do dia-a-dia de Brasília. Portanto, a nova arena deve ser flexível para receber vários tipos de eventos. Um desafio adicional é preparar a cidade para sediar grandes congressos internacionais, com mais de 5 mil participantes, o que exigirá novos espaços de eventos, dotados de toda a infraestrutura de comunicação e dados necessária para esse tipo de atividade. A cidade já dispõe de um parque hoteleiro dinâmico que poderá beneficiar-se desse turismo pós-Copa.
Próximo: Cuiabá

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